Quando a bebida e seus derivados têm presença garantida na dieta, fica mais fácil controlar a pressão arterial, perder aqueles quilos indesejados que também fazem mal ao peito e manter distância de um infarto. O leite é um dos mais completos alimentos do planeta. Saiba quais os principais benefícios de seus nitrientes ao organismo.
Lipídeos
Alguns de seus componentes, caso de uma substância chamada esfingomielina, apresentariam propriedades anticâncer.
CLA (Ácido Linoleico Conjugado)
Tem sido cada vez mais considerado um potente agente antiobesidade porque facilitaria a redução dos estoques de gorduras do organismo.
Vitaminas
As principais B2, A, D e biotina, participam de importantes funções celulares, preservam a saúde dos olhos, mantém a vitalidade do tecido ósseo e ainda combatem radicais livres, moléculas por trás de problemas como o cãncer.
Minerais
Depois do Cálcio, o mais expressivo é o fósforo, que contribuí para a solidez dos ossos e dos dentes, assim como ajuda a brecar a perda da massa óssea.
Proteínas
Atuam na formação e na restauração da massa muscular . Algumas delas contam com partículas capazes de promover a dilatação dos vasos sanguíneos, normalizando a pressão arterial.
Carboidratos
O destaque, nesse caso, é a lactose, o açúcar do leite. Além de abastecer de energia o organismo, ela potencializa a absorção do cálcio.
Fonte: Revista Saude , Editora Abril.