segunda-feira, 5 de setembro de 2011

LEITE NO CONTROLE DA PRESSÃO ALTA


Os minerais do leite são os responsáveis por auxiliar no controle da pressão alta

   Uma pesquisa publicada no The American Journal of Clinical Nutrition e conduzida pela Universidade de Wageningen, na Holanda, mostrou que o consumo diário do leite pode controlar a hipertensão arterial. O estudo realizado reuniu 17 trabalhos que comprovaram que o consumo diário de leite diminui a pressão alta e, consequentemente, contribui para reduzir as doenças do coração.

A hipertensão é uma doença de risco, que pode aumentar de três a quatro vezes as chances de uma pessoa desenvolver problemas no coração. Doenças cardiovasculares que afetam o sistema circulatório, o coração e os vasos sanguíneos são a maior causa de mortes no Brasil e, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), são responsáveis por 30% do total de mortes no mundo.

   A presença de minerais no leite, o potássio, fósforo e principalmente o cálcio, podem exercer um efeito anti-hipertensivo. “O cálcio tem relação com a eliminação de sódio no organismo. Essa substância atrapalha o movimento de dilatação e contração dos vasos, dificultando a circulação sanguínea. Logo, o consumo de cálcio auxilia nesse processo, tornando-se capaz de diminuir a pressão arterial”, afirma a nutricionista Ana Beatriz Barella, da consultoria RG Nutri Identidade em Nutrição

Nenhum comentário:

Postar um comentário